sexta-feira, 5 de março de 2010

CAPS - Dias Melhores

O CAPS(Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de Saúde Mental criado pelo Ministério da Saúde para substituir a internação em hospitais psiquiátricos e tratar das pessoas portadoras de transtornos mentais na sua própria comunidade. O trabalho é desenvolvido levando-se em conta a individualidade de cada usuário, respeitando como cidadão digno de direitos e deveres. A ênfase é a inserção social, na convivência com o outro e com a sociedade na qual está inserido.

O CAPS Dias Melhores de Irecê foi inaugurado em 16 de março de 2006 e vem alcançando resultados bastante positivos com relação a “quebra” do preconceito contra a doença mental, realizando através de uma equipe capacitada e preparada técnica e emocionalmente, um trabalho ético, responsável e humanizado.

No dia 14 de maio de 2009, no auditório da UNEB- Universidade do Estado da Bahia Campus XVI Irecê, foi realizada uma palestra ministrada pela equipe do programa. Com a participação de professores, alunos e convidados ilustres como o diretor Anderson Dourado, a psicóloga Drª. Jaqueline e o psiquiatra Dr. Georjane. No final da palestra houve uma participação muito importante: os próprios pacientes do CAPS deram um show de coragem ao se apresentarem para um auditório cheio de convidados... E todos seguimos cantando "maluco beleza". E com uma opiniaõ completamente diferente da que tínhamos. Portadores de transtornos mentais são capazes, como qualquer outra pessoa normal de conviverem com a sociedade, só precisam de oportunidades para mostrarem seus talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário