sexta-feira, 5 de março de 2010

Vem dançar

O filme retrata a realidade de uma comunidade excluída, o cotidiano de uma escola de subúrbio que é marcada pela violência urbana, onde os alunos são retratados como moradores da periferia, rejeitados sociais que convivem com uma realidade social opressora. Os jovens enfrentam a desagregação familiar pela falta de esperança que os força a viver cercados pela violência e pela miséria.
O professor, personagem do ator Antônio Bandeiras(apaixonado pela dança), tenta ajudar aos jovens que eram considerados, pelo corpo docente da escola, como delinquentes sem recuperação, e através da dança, tenta mostrar que a vida é um conjunto de problemas.
O educador tenta mostrar que todos temos de superar barreiras, e o aluno através de perseverança pode ultrapassar os seus limites e vencer as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola. Ele procura interagir com os alunos e através do enfrentamento positivo da realidade e a todo instante discute o processo enquanto ensina. E assim, traz o aluno para dentro do conhecimento como parte atuante, ou seja, não existe aquela prática de bombardear o aluno com informação (conteúdo) como se o aluno fosse um mero receptor e nada mais
Usando a dança como método de ensino, o professor encontra dificuldade, pois sua turma traz consigo outro estilo de dança. A preparação realizada é de suma importância nessa ocasião. O mestre aproveita o conhecimento de mundo do aluno, fazendo assim a junção com o conteúdo elaborado planejado e aplicado por ele.
Ressaltando a importância sobre o estudo continuo do educador, reforçando o compromisso de aprendizagem que tem com o educando além de tudo não existe uma receita básica, cabe a nos professores descobrir que método usará para um bom desenvolvimento do aluno. Nesse caso, o professor transforma o ato de educar em uma via de mão dupla onde o mestre também é aluno.

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