quarta-feira, 3 de março de 2010

Os nove jeitos mais comuns de avaliar

  • Prova objetiva: Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível a qual avalia quanto o aluno aprendeu sobre dados singulares específicos do conteúdo.
  • Prova dissertativa: Serie de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e julgar verificando a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las.
  • Seminário: Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto possibilitando a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz.
  • Trabalho em grupo: Atividade de natureza diversa(escrita, oral, gráfica, corporal, etc) realizadas coletivamente desenvolvendo o espírito colaborativo e a socialização.
  • Debate: Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico e aprendem a defender uma opnião fundamentando-a em argumentos convincentes.
  • Relatório individual: Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos averiguando se o aluno adquiriu conhecimento e se conhece estruturas de texto.
  • Auto-avaliação: Análise oral ou por escrito em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem, a qual possibilita o mesmo a adquirir capacidade de analisar suas opiniões e atitudes, pontos fortes e fracos.
  • Observação: Análise do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas, seguindo o desenvolvimento do aluno e obter informações sobre áreas afetiva, cognitiva e psicomotora.
  • Conselho de classe: Reunião liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma que compartilha informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário